Sexta-feira, 23 de Maio de 2025 Fazer o

Cerimônia da Medalha da Inconfidência homenageia nomes que marcam a história de Minas e do Brasil 3c4s36

qua, 23 de abril de 2025 08:38

Da Redação 4oa2i

 

O Governo de Minas Gerais promoveu, na segunda-feira, 21, em Ouro Preto, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência. A honraria é destinada a personalidades e instituições que se destacam por suas contribuições ao progresso do estado e do Brasil.

Neste ano, foram 171 agraciados em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um) – esta última, honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

Foto 2: Neste ano, foram 171 agraciados
Gil Leonardi / Imprensa MG

 

A cerimônia foi conduzida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que destacou o compromisso do estado com seus valores históricos, especialmente a defesa da democracia e da liberdade. Ele também ressaltou o simbolismo da transferência da capital para Ouro Preto, que foi sede istrativa mineira entre 1823 e 1897.

“Hoje, ao celebrarmos mais um Dia da Inconfidência Mineira, quando transferimos simbolicamente a capital do Estado para a histórica e heroica Ouro Preto, reverenciamos o espírito valente e presente no coração de todos os mineiros”, destacou Romeu Zema.

“Aqui, na antiga Vila Rica, há mais de dois séculos, Tiradentes foi condenado à forca e teve o corpo esquartejado por reivindicar uma condição que, hoje, mais do que nunca, precisamos estar atentos: liberdade para todos”, lembrou o governador mineiro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, foi o homenageado com o Grande Colar em 2025.

 

Com forte atuação no parlamento, Motta foi o deputado mais jovem a ser eleito para comandar a Casa do Legislativo federal, no ano ado, aos 34 anos. Ele recebeu 444 votos e foi confirmado em primeiro turno.

O parlamentar já havia alcançado outra marca importante anteriormente: foi o deputado federal mais jovem do Brasil, eleito aos 21 anos com mais de 86 mil votos.

Atualmente em seu quarto mandato representando a Paraíba, o médico e deputado é reconhecido por colegas por seu perfil conciliador e sua capacidade de articulação.

“É uma satisfação e uma grande alegria receber o Grande Colar da medalha da Inconfidência. Esta é a grande honra mineira e, por que não dizer, brasileira”, agradeceu o presidente da Câmara Federal.

Ele recordou ainda que ” em Ouro Preto, quando o Brasil era apenas uma ideia, um grupo de brasileiros ousou sonhar com um país livre e pagou caro por isso. A Inconfidência Mineira nasceu do cansaço de ver as nossas riquezas escorrerem pelos dedos, de pagar o quinto a coroa, de ser humilhados pela derrama, o mais cruel de todos os impostos”.

O Grande Colar é a mais alta distinção concedida pelo Estado de Minas Gerais, sendo reservado exclusivamente a chefes de Estado e de outros poderes. Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a honraria é tradicionalmente entregue no dia 21 de abril, data em que se comemora o Dia de Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, herói da Inconfidência Mineira, movimento de luta pela independência que teve Ouro Preto como seu centro, no século 18.

Este ano, em razão do falecimento do Papa Francisco e do luto oficial declarado em Minas Gerais, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência ou por ajustes. Não houve execução de músicas, incluindo o Hino Nacional, e as bandeiras de Minas Gerais e do Brasil

foram hasteadas a meio mastro. Além disso, foi respeitado um minuto de silêncio na Praça Tiradentes em homenagem ao pontífice.

A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, foi dividida em dois momentos distintos. A primeira parte contou com as homenagens militares, incluindo a participação dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento das bandeiras, a deposição de flores no monumento dedicado ao mártir da Inconfidência Mineira e uma salva de 21 tiros — tudo realizado na emblemática Praça Tiradentes, no centro da cidade histórica.

Em seguida, foi a vez do ato de entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Araguari teve dois representantes homenageados na cerimônia da Medalha da Inconfidência deste ano. O deputado federal José Vitor de Resende Aguiar, o Zé Vitor, foi agraciado com a Grande Medalha. Já a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Dra. Cristina Fagundes Siqueira, recebeu a Medalha da Inconfidência, em reconhecimento à sua atuação no serviço público.

Nenhum comentário 2p6a50

2c3h5i

Deixe seu comentário: 5f73