Quinta-feira, 29 de Maio de 2025 Fazer o

Neuropsi – Compulsão Alimentar 2o2yq

qui, 4 de junho de 2015 06:16

2c3h5i

1-O que é compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é a falta de controle na ingestão dos alimentos. Quando pensamos em compulsão alimentar ou comer compulsivo, estamos nos referindo à pessoa que ingere grande quantidade de alimentos rapidamente, perde o controle e não consegue interromper a refeição mesmo quando se sente estufada ou plenamente saciada. Ocorre normalmente com alimentos calóricos – dificilmente encontra-se quem tenha compulsão por ingerir alface ou agrião. O sabor agradável do alimento parece ser o grande propulsor, talvez o sabor cumpra o papel de suprir necessidades mais subjetivas, pois a compulsão alimentar não tem grande relação com fome.

2-A compulsão alimentar atinge mais homens ou mulheres? E é mais recorrente em qual faixa etária: crianças, adolescentes ou adultos?

A compulsão alimentar atinge de 1 a 4% da população geral e, é mais frequente em adolescentes e mulheres jovens. No grupo de obesos, atinge por volta de 33 a 50% desta população e também ocorre mais em adolescentes e mulheres jovens.
Há uma explicação para isto: na adolescência, época de transformação afetiva, social e corporal, a aparência física adquire importância na construção da identidade pessoal.

3-Esse é um problema comum entre os brasileiros?

Sim, parece ser um problema comum dos países industrializados e com uma forte cultura de consumo. Por exemplo, percebe-se uma quantidade muito menor de obesidade mórbida na Europa onde os valores de consumo são muito mais voltados para qualidade do que para quantidade.

4-Não caracteriza comer compulsivo o fato de a pessoa comer três ou quatro pratos de feijoada num almoço, se ela voltou a alimentar-se normalmente depois disso?

Não caracteriza comer compulsivo se, naquele dia, a pessoa estava com vontade de comer feijoada, sentindo prazer durante a refeição e consciente de que exagerava na quantidade. Pacientes com o comer compulsivo referem-se sempre à perda de controle. Dizem que se servem a primeira vez, e repetem e repetem, pois não conseguem parar de comer. Apesar da sensação de estufamento e saciedade, muitos continuam comendo até vomitar, porque o estômago não a a enorme quantidade de alimento ingerido.

5-O que desencadeia a compulsão alimentar?

Para cada pessoa o problema surge de uma forma. Mas podemos apontar problemáticas relacionadas à autoimagem, autoestima. E também, como foi dito, a origem pode ser relacionada a questões emocionais/afetivas.Também – fator agravante – podem ocorrer tentativas frustradas de controlar o peso. E com a insatisfação e a falta de controle sobre o próprio corpo, ocorre movimento inverso: a pessoa a ao uso indiscriminado de alimentos, como forma de resolver estes problemas emocionais.

6 – O que sente a pessoa que come compulsivamente?

Indivíduos  que comem compulsivamente apresentam maior comorbidade com outros sintomas em diagnóstico psiquiátricos, como por exemplo, transtornos de humor ou ansiedade:

-Sofrimento psicológico devido à depreciação da autoimagem;

-Mal estar físico devido à grande quantidade de alimentos ingeridos;

-Vergonha por comer tanto e então, o indivíduo se isola;

-Depressão;

-Nojo de si próprio e

-Culpa (o comedor compulsivo, por culpa, pode compensar com jejum de dois dias e depois voltar ao ciclo de ingestão).

Os comedores compulsivos comem até o estômago doer e a ingestão desenfreada pode ser uma tentativa de preenchimento, e consequentemente diminuição da sensação de angústia vivida internamente.

7 – Em que momento eu realmente preciso pedir ajuda para um profissional? Como deve ser tratada a compulsão alimentar?

A partir do momento em que sente que há algo errado, em que a comida não é apenas um meio de se alimentar e sentir prazer, mas ao contrário, é algo do qual você se torna dependente e se sente angustiado, precisa comer para ‘curar momentaneamente’ essa angústia.

O tratamento sugerido é multidisciplinar: com psicólogos, psiquiatras, médicos, nutricionistas e educador físico, cada qual cumprindo uma importante função no entendimento e tratamento de cura da compulsão alimentar.

8 -Por que a pessoa não consegue manter uma dieta?

As interrupções nas dietas podem ocorrer por inúmeros fatores, tais como: falta de comprometimento, busca por resultados imediatos e como muitas vezes se trata de um tratamento prolongado, a pessoa desiste, dificuldade no processo de emagrecimento ou até mesmo interferência na saúde de quem faz dieta.

9 -Por que se tem a ideia de que os alimentos saudáveis, propícios para as dietas, são ruins? Há alguma ligação entre a ideia de que o proibido é mais gostoso e isso de certa forma faz com que as pessoas prefiram os alimentos menos saudáveis?

Será que as pessoas tem essa ideia? Talvez por não abrirem mão das conhecidas fast food seja por uma questão de tempo ou de hábito. Acredita-se que para esse caso a ideia do que é proibido é mais gostoso não se aplica. A pessoa deve ter em mente a necessidade de uma reeducação alimentar, prática de esportes e acompanhamento profissional.

Nenhum comentário 2p6a50

2c3h5i

Deixe seu comentário: 5f73