Domingo, 25 de Maio de 2025 Fazer o

Neuropsi – Entenda a neuropsicologia 652n3t

qui, 25 de junho de 2015 08:36

2c3h5i

1- O que é neuropsicologia?

A neuropsicologia  é um campo de conhecimento que busca estabelecer as relações existentes entre o funcionamento do Sistema Nervoso Central.

Ela estuda as relações entre o cérebro/comportamento, dedicando-se a investigar diversas áreas cognitivas do individuo. Tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.

2-   O que é a avaliação neuropsicológica?

É um procedimento diagnóstico que visa mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo (atenção, memória, raciocínio etc.), por meio de testes específicos, com objetivo de elucidar as manifestações comportamentais das funções cerebrais preservadas e/ou alteradas na ocorrência de lesões cerebrais ou na suspeita de disfunções cognitivas associadas a quadros neurológicos e/ou psiquiátricos. Questões de ordem médica, educacionais, jurídicas e de pesquisa requerem a realização da avaliação neuropsicológica. O neuropsicólogo atua na avaliação (exame  neuropsicológico) e no tratamento (reabilitação neuropsicológica) das consequências de disfunções do Sistema Nervoso Central.

3-  Qual a finalidade dessa avaliação?

Muitos objetivos podem ser alcançados pela avaliação neuropsicológica. Os resultados do exame auxiliam na identificação e na descrição de possíveis alterações psicológicas (cognitivas, comportamentais e emocionais), no grau de severidade das alterações identificadas, na localização de danos cerebrais, no diagnóstico clínico e diferencial entre diferentes transtornos (desordem neurológica, psiquiátrica, transtorno do desenvolvimento, condição de natureza não-médica), na avaliação de mudanças no padrão das alterações neuropsicológicas ao longo do tempo, no estabelecimento de prognóstico/progressão das alterações identificadas, no planejamento de intervenções para reabilitação cognitiva, no planejamento educacional e na orientação vocacional, na orientação da equipe de saúde, dos familiares e cuidadores, quanto às capacidades, limitações do paciente e intervenções possíveis.

4-  Em quais situações a criança deve realizar a  avaliação Neuropsicológica Infantil?

A avaliação neuropsicológica infantil é indicada em casos de desordem cerebral adquirida (traumatismo crânio-encefálico pediátrico, acidente vascular cerebral pediátrico, epilepsia, hidrocefalia, encefalites, encefalopatias em geral), na suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, transtorno de leitura e escrita-dislexia, transtorno da matemática, transtornos da aprendizagem, transtorno da linguagem, transtorno invasivo do desenvolvimento, deficiência intelectual), na ocorrência de síndromes genéticas (síndrome de Down, síndrome do X-frágil, síndrome de Willians, dentre outras), na ocorrência de transtornos neuropsiquiátricos na infância (depressão, ansiedade, TOC, esquizofrenia). São aplicados testes para avaliação dos processos de cognição, para auxiliar no diagnóstico clínico e diferencial dos transtornos relacionados à infância e na orientação de tratamentos e intervenção pedagógica. Investiga o perfil de funcionamento cognitivo na presença de queixas de aprendizagem e comportamentais, com impacto na vida diária da criança ou do adolescente.

5-E no adulto?

A avaliação neuropsicológica é indicada se houver uma desordem cerebral adquirida (traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular cerebral, epilepsia, hidrocefalia, encefalites, encefalopatias em geral), na ocorrência de transtornos neuropsiquiátricos (depressão, ansiedade, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, TOC, esquizofrenia), no abuso de substâncias (álcool, drogas, intoxicações medicamentosas), na suspeita de alterações ou desordens relacionadas ao envelhecimento (envelhecimento normal, declínio cognitivo leve, quadros demenciais). São aplicados testes e escalas para avaliação dos processos de cognição e comportamentais para auxiliar no diagnóstico clínico e no planejamento de intervenções psicológicos e/ou de reabilitação cognitiva mediante encaminhamento médico. Investiga o perfil de funcionamento cognitivo e comportamental na presença de queixas cognitivas e de desempenho ocupacional e na vida diária.

6-Qual é o objetivo da reabilitação neuropsicológica infantil?

Tratamento voltado às alterações cognitivas, emocionais, comportamentais e de aprendizagem, associadas a uma condição de dano ou disfunção cerebral, relacionadas a diversos quadros neurológicos ou neuropsiquiátricos. O objetivo é favorecer o desenvolvimento da criança por meio de estimulação, treino cognitivo, e auxiliar na inserção ou reinserção em ambiente social, envolvendo tanto o lar quanto a escola, bem como orientação de cuidadores, se necessário.

Nenhum comentário 2p6a50

2c3h5i

Deixe seu comentário: 5f73