Sábado, 24 de Maio de 2025 Fazer o

Neuropsi – Entenda o que é a Depressão 5e1gz

qui, 11 de fevereiro de 2016 08:33

2c3h5i

1) O que é  Depressão?

Depressão é uma doença que leva as pessoas a sofrerem de uma combinação de sintomas que prejudicam sua capacidade de dormir, estudar, trabalhar, comer e desfrutar de atividades que eram consideradas agradáveis. Especialistas afirmam que a depressão pode ser muito incapacitante, impedindo o indivíduo de funcionar normalmente. Algumas pessoas experimentam apenas um episódio, enquanto outras têm vários episódios recorrentes ao longo da vida.

2) Como se manifesta?
A depressão não se manifesta de modo uniforme, ou seja, os sinais e sintomas podem ser experimentados por algumas pessoas e não por outras. A gravidade dos sintomas, e o tempo que duram depende da pessoa e do seu contexto de vida:
– um humor deprimido na maior parte do dia, especialmente de manhã;
– fadiga ou perda de energia quase todos os dias;
– sentimentos de inutilidade ou culpa quase todos os dias;
– incapacidade de concentração, indecisão;
– insônia (uma incapacidade de dormir) ou hipersonia (sono excessivo) quase todos os dias;
– diminuição acentuada do interesse ou prazer em quase todas as atividades todos os dias;
– pensamentos recorrentes de morte ou suicídio (não apenas temendo a morte);
– uma sensação de inquietação ou de estar mais lento;
– perda significativa de peso ou ganho de peso;

3) Qual  é a causa?
Embora a causa exata da depressão não seja conhecida, certo número de situações pode ser associada com o seu desenvolvimento. Em geral, a depressão é resultado de uma combinação de acontecimentos recentes e de longo prazo ou de fatores pessoais. A depressão pode ter maior probabilidade de ocorrer em famílias que apresentam maior risco genético. No entanto, isso não significa dizer que a pessoa vai experimentar automaticamente depressão se um pai ou parente próximo teve a doença. As circunstâncias da vida e fatores pessoais podem interferir de forma significativa no risco de um indivíduo apresentar um ou vários episódio depressivos.
4) Por que procurar tratamento?
A depressão, quando não tratada, pode levar um período indeterminado para atingir a remissão de seus sintomas, sendo que a duração média de um episódio varia entre seis e oito meses. Enquanto isso, a convivência com a depressão pode ser difícil e angustiante, tanto para o indivíduo quanto para a sua família e amigos.
Relacionamentos, emprego e conquistas de uma vida podem ser seriamente afetados neste período. Há também o perigo de que algumas pessoas venham a recorrer ao uso do álcool ou de drogas ilegais. Pensamento suicida é outro risco associado com esta doença. Qualquer um que expresse pensamentos e intenções suicidas deve ser levado muito, muito a sério e precisa ser rapidamente avaliado por um médico.

5)Qual a importância da psicoterapia?

Importante salientar que a palavra Cura vem de CUIDAR.

A própria inquietude humana quer nos dizer algo, precisa ser falado para ser compreendido. A psicoterapia é uma das formas que a depressão pode ser melhor compreendida, curada, elaborada e transformada.

Muitas vezes, necessário também o e medicamentoso, nisso o Psiquiatra junto com o Psicólogo clínico ou Psicanalista, poderão favorecer melhor compreensão sobre esse estado de espírito, como dizem os poetas, ao cantarem a Dor Humana.

Vale ressaltar que a avaliação e acompanhamento com psiquiatra é indispensável, sendo necessário na maioria das vezes fazer uso de medicação.

Assim que o tratamento levar a remissão dos sintomas, a orientação é que o medicamento continue sendo utilizado por, pelo menos seis meses, sendo que alguns estudos sugerem até um ano. Portanto, o uso contínuo do antidepressivo deve se manter até que o médico defina o término do tratamento.

6) Quais as recomendações finais?
O exercício regular pode aumentar a serotonina, endorfinas e outras substâncias químicas do cérebro levando a pessoa a sentir-se bem. Além disso, aciona o crescimento de novas células e conexões cerebrais. O melhor de tudo, você não tem que treinar para uma maratona, a fim de colher os benefícios. Mesmo uma caminhada de meia hora por dia pode fazer uma grande diferença.
Comer bem é importante para a sua saúde física e mental. Alimentar-se com pequenas refeições bem equilibradas ao longo do dia o ajudará a manter sua energia para minimizar alterações de humor. O sono também tem um forte efeito sobre o humor. Quando você não dorme o suficiente, os seus sintomas de depressão tendem a piorar. A privação de sono agrava a irritabilidade, mau humor, tristeza e fadiga.
Tente ainda manter contato regular com amigos e familiares, ou considerar criar novos grupos de amigos. O voluntariado é uma ótima opção para aumentar seu contato social e ajudar os outros, além de ajudar a si mesmo.

Nenhum comentário 2p6a50

2c3h5i

Deixe seu comentário: 5f73