Domingo, 25 de Maio de 2025 Fazer o

Neuropsi – Fobia 452y4g

sex, 22 de maio de 2015 06:42

2c3h5i

1-O que é fobia?

Tão frequente e tão mal compreendida. Dificilmente se encontrará um tema de saúde mental frequente como as fobias específicas, e tão simples de serem definidos: um medo desproporcional, significativo e persistente, excessivo ou irracional na presença ou antecipação de um determinado objeto ou situação.

2-O que caracteriza a fobia?

A fobia é um transtorno de ansiedade e normalmente tem o objeto de medo como um depositário emocional deslocado de sua fonte original. Por exemplo, uma pessoa que tenha ado por situações de medo, pânico, angústia,dor, o que pode ter deixado marcas que de alguma forma não conseguem ser exteriorizadas nem elaboradas por esta pessoa, então a fobia surge como um caminho, desviado, de exteriorização desta angustia. A fobia então permite que esta pessoa tenha contato com sua dor, mas como foi deslocada de seu motivo original, impede que haja elaboração e superação da angústia original, tendo assim a manter-se por longos períodos.

3-Quais os tipos de fobia?

Há dois tipos: fobia social e fobia específica.

4-O que é fobia específica?

A fobia específica é um transtorno de ansiedade caracterizada pelo medo acentuado, persistente e  irracional de objetos ou situações. O diagnóstico é feito apenas se a esquiva, o medo ou antecipação ansiosa do encontro com esses objetos ou situações interferirem significativamente no cotidiano, prejudicando  sua vida social.

5-O que é fobia social?

Quando o mal-estar diante da exposição foge do controle, a a não ser mais apenas um traço da personalidade, mas uma síndrome chamada fobia social. Situações como aparecer em público, expor opiniões e manter contato com alguém do sexo oposto ou com autoridades, paralisam e causam fortes sintomas em quem sofre de fobia social. Uma pessoa tímida ficaria ruborizada, mas enfrentaria a situação. Os casos de fobia social dividem-se em três grupos: aqueles que não temem a interação social e sentem maior comodidade em ficar sozinhos em companhia das próprias ideias; aqueles que apresentam baixa confiança e por isso não querem se expor; os que sentem medo de não corresponder à expectativa social e cultural que possam ter em relação a ele.

6-Qual idade e sexo são mais acometidos pela fobia social?

Não há faixa etária ou sexo em que a fobia social se manifeste com mais frequência, embora o problema tenha relação com a infância. Percebe-se que adultos tímidos foram crianças ou adolescentes envergonhados. Os gatilhos do problema são múltiplos; por exemplo, pais agressivos que fazem com que os filhos tenham uma percepção hostil do mundo; fazer parte de uma família afetivamente fria; durante a infância ter ado por experiências silenciosas ou públicas de humilhação; ou ainda problemas familiares que causem humilhação.

7- Como uma pessoa com fobia é diagnosticada?

Quando o indivíduo   estiver com sua vida limitada prejudicando-o na execução de atividades de sua vida diária como, por exemplo, deixa de sair de casa, sofre intensamente quando em contato com seu objeto fóbico etc. O diagnóstico é concluído quando se observa  prejuízos em uma ou mais áreas da vida desta pessoa devido aos comportamentos de fuga ou  evitação ou sofrimento provocados pela fobia.

8 – Como é o tratamento para fobia?

A psicoterapia irá ajudar a pessoa a enfrentar o objeto de medo de forma a perceber que na realidade não há danos causados por ele. Isso normalmente é realizado de forma gradativa e pode ser realizado tanto em consultório como em áreas externas.

O psicólogo pode iniciar o tratamento em consultório e orientar seu paciente quanto aos procedimentos em áreas externas quando houver possibilidade de contato com o objeto que causa fobia, que pode ser inicado no mundo imaginário e concluindo com o contato real do objeto causador do medo.

A segunda parte do tratamento para fobia é a identificação do processo original de formação desta fobia, assim o psicólogo trabalhará de forma que o evento traumático original, do qual a dor foi deslocada para o objeto fóbico,  possa ser superado.

1 Comentário 5z5271

2c3h5i

  1. Julya Martins disse:

    Eu tenho MUITO mania de ver triangulo em TUDO isso e uma fobia

Deixe seu comentário: 5f73